A psoríase é uma condição crônica da pele caracterizada por manchas vermelhas e escamosas, que pode afetar tanto adultos quanto crianças. Embora a psoríase na infância seja uma condição rara, os pais devem estar atentos quanto aos sintomas. Diversas outras doenças dermatológicas podem apresentar sinais e sintomas semelhantes à psoríase, especialmente na infância, dificultando o diagnóstico.
Este artigo aborda algumas dessas condições que podem mimetizar a psoríase em crianças, ajudando pais e cuidadores a entender melhor os possíveis diagnósticos e a importância de uma avaliação médica detalhada.
Dermatite Atópica

A dermatite atópica, também conhecida como eczema, é uma doença inflamatória crônica da pele que causa sintomas como coceira intensa e erupções cutâneas. As lesões costumam ser vermelhas, escamosas e podem exsudar. É comum em crianças e frequentemente está associada a outras condições atópicas, como asma e rinite alérgica. Os locais mais comuns de acometimento são dobras dos braços (antecubitais) e das pernas (poplíteas), pescoço e rosto.
Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma doença comum que causa manchas escamosas, pele vermelha e caspa, afetando principalmente o couro cabeludo. Em crianças, os sintomas também podem aparecer em outras áreas oleosas do corpo, como o rosto e as orelhas. Os locais mais comuns de acometimento são couro cabeludo, sobrancelhas, áreas ao redor do nariz e atrás das orelhas.
Tinea Corporis (Tinha Corporal)
Tinea corporis é uma doença causada por uma infecção fúngica superficial da pele que apresenta lesões anulares com bordas escamosas e com centro mais claro, frequentemente confundidas com psoríase. É causada por dermatófitos, um tipo de fungo, e causa sintoma de coceira. Qualquer parte do corpo pode ser acometida, especialmente tronco e membros.

Pitiríase Rósea

A pitiríase rósea é uma doença aguda que causa erupções cutâneas em forma de árvore de Natal no tronco. Começa com uma grande mancha inicial (medalhão) seguida de várias lesões menores. Costuma aparecer em troncos, costas e abdome. Não tem causa definida, mas acredita-se que seja secundária a uma infecção viral. A pitiríase rósea costuma ser autolimitada, ou seja, temporária.
Lúpus Cutâneo

O lúpus cutâneo é uma manifestação da doença autoimune lúpus eritematoso sistêmico, que causa lesões em áreas expostas ao sol. As lesões podem ser vermelhas, escamosas e com bordas definidas. Pode acometer o rosto, orelhas, couro cabeludo e áreas expostas ao sol. Em bebês, a mãe costuma ser afetada pela doença sistêmica.
Dermatite de Contato
A dermatite de contato é uma doença causada por uma reação inflamatória da pele causada pelo contato com substâncias irritantes ou alérgicas. As lesões podem ser vermelhas, inchadas e com bolhas, ou secas e escamosas, dependendo do tipo de dermatite. Qualquer área que tenha contato com o irritante ou alérgeno pode ser acometida, como mãos, rosto e pescoço.

Líquen Plano
O líquen plano é uma doença inflamatória que causa lesões purpúreas, planas e pruriginosas na pele e nas mucosas. As lesões podem ser poligonais e frequentemente se agrupam em linhas. Acomete punhos, tornozelos, costas e mucosa oral.

Dermatite de Fralda
A dermatite de fralda é uma forma comum de dermatite de contato que afeta a área da fralda em bebês. É causada pela umidade, fricção e irritação pela urina e fezes. Toda a região de contato com a fralda pode ser acometida, como nádegas, genitais e coxas.

Crosta Láctea
A crosta láctea, ou dermatite seborreica infantil, é uma doença comum na infância, principalmente em bebês, e causa escamas oleosas e amareladas no couro cabeludo, sobrancelhas e atrás das orelhas. Costuma ser autolimitada e melhora com o crescimento da criança. Acredita-se que seja secundária à transferência de hormônios femininos pelo leito materno ao recém-nascido, causando oleosidade no couro cabeludo.

Tinea Capitis
A tinea capitis é uma infecção fúngica do couro cabeludo que pode causar áreas escamosas, com perda de cabelo e possível inflamação. É uma causa comum de queda de cabelo em crianças e precisa de tratamento adequado para evitar perda de cabelo irreversível.

Acrodermatite Enteropática
A acrodermatite enteropática é uma doença rara na infância causada pela deficiência de zinco, que resulta em lesões cutâneas, diarreia e alopecia. Pode acometer as extremidades (mãos e pés), rosto e áreas ao redor de orifícios corporais (boca e ânus). A suplementação de zinco costuma melhorar as lesões e os sintomas da doença.
Candidíase
A candidíase é uma doença comum causada pela infecção fúngica por leveduras do gênero Candida, sendo a mais comum a Candida albicans. Em crianças, a candidíase pode afetar diversas áreas do corpo, incluindo a boca (sapinho), área da fralda, e outras áreas de dobras da pele. As lesões cutâneas da candidíase podem ser vermelhas, úmidas e frequentemente apresentam uma borda escamosa ou com pequenas pústulas. Os locais comuns de aparecimento de sintomas são a área da fralda, dobras cutâneas (axilas, pescoço, região inguinal) e boca.

Conclusão
Identificar corretamente a condição dermatológica que afeta uma criança é crucial para o tratamento adequado. Muitas doenças podem mimetizar a psoríase na infância, e este guia visual pode ajudar a diferenciar essas condições. No entanto, é sempre importante consultar um dermatologista para análise dos sintomas, obtenção de um diagnóstico preciso e de um plano de tratamento adequado. Fotografar as lesões e mostrar ao médico durante a consulta pode ser uma ferramenta útil para monitorar a evolução da condição e a resposta ao tratamento.